sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Chegança

Antonio Nóbrega



Sou Pataxó

sou Xavante e Cariri

Ianonami, sou Tupi

Guarani, sou Carajá

Sou Pancaruru

Carijó, Tupinajé

Potiguar, sou Caeté

Ful-ni-o, Tupinambá




Depois que os mares dividiram os continentes

quis ver terras diferentes

Eu pensei: "vou procurar

um mundo novo

lá depois do horizonte

levo a rede balançante

pra no sol me espreguiçar"




Eu atraquei

Num porto muito seguro

Céu azul, paz e ar puro

Botei as pernas pro ar

Logo sonhei

Que estava no paraíso

Onde nem era preciso

Dormir para se sonhar




Mas de repente

Me acordei com a surpresa:

Uma esquadra portuguesa

Veio na praia atracar

De grande-nau

Um branco de barba escura

Vestindo uma armadura

Me apontou pra me pegar




E assustado

Dei um pulo da rede

Pressenti a fome, a sede

Eu pensei: "vão me acabar"

Me levantei de borduna já na mão

Ai, senti no coração

O Brasil vai começar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Palhacinho

Eu vou contar a estória Do palhacinho Pimpão Era um palhaço engraçado Que só mexia com a mão Trá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá Trá, lá, lá...