quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Fui passear na fazenda

Pe. Zezinho




Fui passear na fazenda Esperança
Do pato que dança e do galo cantor
E vou contar para as outras crianças
Como é a fazenda do velho Nestor

Lá tem marreco e tem pato
E tem ganso e tem cavalo manso
Pra gente montar
Lá tem charrete e trator e carroça
E no meio da roça uma fonte a jorrar

Lá tinha um bode que fedia tanto
Que até fiquei tonto quando ele passou
Tinha um boizinho invocado e zangado
Que quando eu passei, quase que me chifrou

Tinha um carneiro bonito e faceiro
Que o dia inteiro limpava sua lã
Tinha galinhas lá no galinheiro
E um galo que achava que era um galã

Tinha uma vaca de leite exibida
Por ter sido a mãe de um bezerro campeão
Tinha um cachorro cansado de velho
Que nem levantava o focinho do chão

Vinte cavalos e um bando de patos
E algumas marrecas fazendo: cuem, cuem
Uma galinha toda arrepiada
Que cacarejava, nem vem que não tem

Lá tem goiaba, tem jabuticaba
Laranja e banana, caju e mamão
Queijo mineiro com doce caseiro
Comida quentinha ao pé do fogão

Tem limonada, tem mel e coalhada
Tem água filtrada, palmito e pastéis
Doce de leite, paçoca e torrada
Ninguém come menos de nove ou de dez

Mil pernilongos fazendo zumbido
Bem no meu ouvido, ai que estranha canção
Mil passarinhos azuis e verdinhos
Comendo goiaba, laranja e mamão

Tem um riacho correndo ali perto
Mas quem for esperto não vai lá brincar
É que o riacho está cheio de pedra
E se alguém escorrega vai se machucar

Tem muita flor na fazenda Esperança
Mas é proibido cortar e colher
Tem muita fruta pra toda criança
Mas é permitido colher e comer

Broa de milho, galinha no molho
Leitão e repolho, manteiga no pão
E carrapato e um gatinho zarolho
E mosquito e piolho e coceira na mão

Fui tirar leite de vaca malhada
Mas não saiu nada, ai que mico eu paguei
Trepei num galho de jabuticaba
Mas era tão liso que eu escorreguei

Mas vale a pena passear na fazenda
Por mais que eu aprenda, ainda quero voltar
Toda criança devia ter chance
De ver o que eu vi quando eu fui passear

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Palhacinho

Eu vou contar a estória Do palhacinho Pimpão Era um palhaço engraçado Que só mexia com a mão Trá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá Trá, lá, lá...